Você está em: Notícias DOAR SANGUE: UMA QUESTÃO DE COMPROMETIMENTO
Professor e Coordenador do curso de Biomedicina da HERRERO tira dúvidas na imprensa sobre o assunto e destaca a habilitação ‘banco de sangue’ como possibilidade na carreira
Você sabia que, ao doar sangue, pode salvar até três vidas? Aproveitando a época de junho, a imprensa paranaense recorreu à expertise da Faculdade HERRERO para dar destaque à importância da doação como um ato de comprometimento social.
Ao ser entrevistado como fonte pelos portais Bem Paraná, Diário Indústria & Comércio e Tribuna do Litoral, além das rádios Difusora, Litorânea FM e Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná, o Professor e Coordenador do curso de Biomedicina da HERRERO, João Ribas, deu algumas dicas.
O profissional indicou que, considerando um cenário ideal para a manutenção de estoques, cada pessoa deve doar pelo menos duas vezes por ano – homens até quatro vezes (com intervalos mínimos de 60 dias) e mulheres até três vezes (com intervalos mínimos de 90 dias).
Para doar, basta ter vontade de exercer a solidariedade, além de alguns requisitos mínimos:
- Estar em boas condições de saúde
- Ter entre 16 e 69 anos
- Pesar mais de 51 kg
- Estar bem alimentado e hidratado no momento da doação.
Impedimentos para doar
“Se você apresenta ou apresentou hepatite viral após os 11 anos de idade, é diabético insulinodependente, tem ou está em tratamento de epilepsia ou convulsão, doença renal, antecedentes de neoplasias, derrame, evidência clínica ou laboratorial de HIV, hepatites B e C, HTLV I/II, doença de chagas ou passou por cirurgia bariátrica, nestes casos não poderá doar sangue, mas pode ser um grande incentivador da doação”, conta João Ribas.
Biomédico, habilitação: banco de sangue
O professor também destacou esse ramo da carreira na Biomedicina pelo qual os profissionais podem optar, a habilitação chamada ‘banco de sangue’. “O biomédico que optar por essa área poderá atuar diretamente no banco de sangue, desde as partes iniciais de orientação e recepção até coleta, análise do sangue, separação dos componentes sanguíneos e exames conhecidos como pré e pós transfusionais, sendo um elo bastante importante no ciclo do sangue”, destacou.
Rua Álvaro Andrade, 345
Portão - Curitiba/PR
CEP 80.610-240
Atendimento ao paciente:
Rua Augusto de Mari, 3856
Portão - Curitiba/PR
CEP 80.610-180
(41) 3026-8411
(41) 99808-0020
Informações sobre cursos
(41) 99932-0307
Secretaria de graduação
(41) 99808-0568
Secretaria de Pós-graduação e Clínica Odontológica
(41) 99136-5287
Tesouraria/Financeiro
Coletamos dados para melhorar o desempenho e segurança do site, além de personalizar conteúdo e anúncios.
Você pode configurar suas preferências e conferir nossa Política de Privacidade.